sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Locutor e a sua assinatura vocal

A voz determina a própria personalidade de quem fala. Quando estamos tristes, alegres, apressados, seguros, etc..., a primeira identificação deste comportamento é transmitida pela voz. Por que será que a voz reflete com tanta nitidez o que se passa no interior das pessoas? Desde o nosso aparecimento na terra até os dias atuais, adaptamos certas partes do nosso aparelho digestivo e certas partes do nosso aparelho respiratório para a fabricação da fala e construímos, assim, o nosso aparelho fonador. Nota-se, entretanto, que o aparelho fonador – embora exista para a fabricação da fala – é uma adaptação do nosso organismo, e qualquer problema de ordem física ou emocional será imediatamente revelado através da voz.
É exatamente ai que o locutor deve trabalhar uma correta impostação vocal. Ela deve ser efetivada para um maior envolvimento com o ouvinte. Na verdade chega a ser um aspecto subjetivo na locução. Em princípio, um ouvinte “comum” não desliga o rádio simplesmente porque “não gostou” de sua impostação. Uma má impostação não o envolve e ele, inconscientemente, acaba desligando o rádio ou mudandoe de estação.
Para trabalharmos uma correta impostação é preciso – antes d qualquer coisa – entendermos o correto conceito de impostação de voz. A idéia de “mudar a voz”, ainda muito comum ao teatro (em função dos personagens), não é mais interessante. Tempos atrás, só as “ grande vozes” trabalhavam com locução. O que se faz hoje em relação à impostação é a correta colocação da voz ao microfone sem, necessariamente, “mudar a voz”. Mais importante que uma bela voz é comunicação.
Uma boa impostação vocal está intimamente ligada à pratica diária de locução e a uma certa doze de sensibilidade por parte do locutor. Pode-se, entretanto, valorizar certos aspectos da fala para aproximar-se de uma “impostação ideal”.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DJ Tom Hopkins na Educadora FM 94 5 Ubá MG

DJ Tom Hopkins do programa SUPER POP red tv em uma entrevista na rádio....entrevistando nosso colega de trabalho Jonathan Condé.